Na Rússia um código QR, baixado de um aplicativo do Android, enviou SMS para um número que fazia cobranças a cada mensagem
Especialistas em segurança da Kaspersky Lab, empresa de antivírus e segurança na web, descobriram que os malwares chegaram aos códigos QR. Este trata-se de um código de barra em 2D que se converte em texto ou link e pode ser identificado por um celular.
De acordo com o site Mashable, Tim Armstrong, pesquisador da companhia, afirmou que códigos QR também podem ser usados para espalhar scans de phishing, fraude eletrônica usada para conseguir dados pessoais dos usuários. Robert Siciliano, analista de segurança online da McAffe, compartilha da mesma opinião e confirma que os códigos QR infectados estão em cena.
O primeiro ataque usando os códigos de barra em 2D aconteceram na Rússia. Usuários encontraram códigos que enviavam SMS para um número que fazia cobranças a cada mensagem. O código foi baixado por meio de um aplicativo no Android chamado "Jimm".
Para os especialistas, a regra básica para evitar situações desse tipo é a mesma usada para links: nunca use códigos QR de empresas ou anunciantes desconhecidos.
Especialistas em segurança da Kaspersky Lab, empresa de antivírus e segurança na web, descobriram que os malwares chegaram aos códigos QR. Este trata-se de um código de barra em 2D que se converte em texto ou link e pode ser identificado por um celular.
De acordo com o site Mashable, Tim Armstrong, pesquisador da companhia, afirmou que códigos QR também podem ser usados para espalhar scans de phishing, fraude eletrônica usada para conseguir dados pessoais dos usuários. Robert Siciliano, analista de segurança online da McAffe, compartilha da mesma opinião e confirma que os códigos QR infectados estão em cena.
O primeiro ataque usando os códigos de barra em 2D aconteceram na Rússia. Usuários encontraram códigos que enviavam SMS para um número que fazia cobranças a cada mensagem. O código foi baixado por meio de um aplicativo no Android chamado "Jimm".
Para os especialistas, a regra básica para evitar situações desse tipo é a mesma usada para links: nunca use códigos QR de empresas ou anunciantes desconhecidos.
Fonte: olhardigital.com.br
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