O tétano é uma doença grave causada pela toxina produzida por uma bactéria, o Clos-tridium tetani.
Essa bactéria é encontrada no ambiente (solo, esterco, superfície de obje-tos) sob uma forma extremamente resistente, o esporo.
Quando contamina ferimentos, sob condições favoráveis (presença de tecidos mortos, corpos estranhos e sujeira), tor-na-se capaz de produzir a toxina, que atua em terminais nervosos, induzindo fortes con-trações musculares.
QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?
As primeiras manifestações, geralmente dificuldade de abrir a boca (trismo) e de engo-lir, surgem alguns dias após a inoculação dos esporos do Clostridium tetani nos feri-mentos e estão associadas ao acometimento dos músculos pescoço.
Na maioria dos casos, ocorre progressão para contraturas musculares generalizadas, que podem colocar em risco a vida do indivíduo quando comprometem a musculatura respiratória.
COMO TRATAR?
Independentemente do esquema vacinal estar completo ou não, a limpeza do ferimento com água e sabão, e a retirada corpos estranhos (terra, fragmentos de madeira) é essen-cial, até para evitar infecção secundária com outras bactérias. Se o indivíduo não estiver com o esquema completo, dependendo do tipo de ferimento, pode ser necessário que, além da vacina, receba também imunização passiva (imunoglobulina antitetânica ou, apenas na sua falta, soro antitetânico).
Para as pessoas não vacinadas, é importante completar a vacinação antitetânica no posto de saúde mais próximo da sua residência.
Saiba mais Clique Aqui.
Fonte: Portal São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário