segunda-feira, 7 de maio de 2012

NASA e ESA confirmam que foram hackeadas pelo grupo The Unknown

Responsáveis pela invasão afirmam que seu objetivo era alertar organizações sobre os problemas de segurança de seus sistemas.
(Fonte da imagem: Reprodução/ZDNet)
No começo da semana passada, um novo grupo hacker conhecido como The Unknown (os desconhecidos, em uma tradução livre) afirmou que havia invadido o site de 10 grandes organizações. Em um comunicado enviado ao site ZDNet, a NASA e a ESA (agência espacial europeia) confirmaram que tiveram seus sistemas comprometidos e algumas de suas informações roubadas.

Os hackers afirmam que a intenção de suas ações não é prejudicar ninguém, mas sim ajudar as empresas a ficarem cientes de suas falhas de segurança. Em sua conta oficial no Twitter, os hackers declararam que a brecha explorada já foi corrigida, o que fez com que eles atingissem seus objetivos finais.

Além de mostrar os métodos pelos quais os computadores das organizações foram invadidos, o grupo publicou capturas de tela que mostravam que, de fato, realmente obtiveram acesso a todas as máquinas. O The Unknown também divulgou um arquivo de 250 MB contendo documentos militares, alguns deles datados do começo de 2012. 

Confira a lista dos sites atacados:
*NASA – Glenn Research Center;
*Exército norte-americano;
*Força aérea norte-americana;
*European Space Agency (ESA);
*Thai Royal Navy;
*Harvard University;
*Renault;
*Ministério da defesa francês;
*Ministério da defesa do Bahrein;
*Páginas amarelas da Jordânia.

Um porta-voz da NASA afirmou que “a agência trata a segurança de TI como um assunto muito sério, e em nenhum momento informações sensíveis ou controladas foram comprometidas. A NASA fez progressos significativos para proteger seus sistemas e está no processo de eliminar quaisquer vulnerabilidades restantes que possam permitir invasões futuras”.
Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário