sexta-feira, 7 de setembro de 2012

SAÚDE: Hérnia

Imagem Ilustrativa
A hérnia consiste em uma saída anormal das vísceras do abdome, ou apenas do saco peritoneal, através dos músculos da parede abdominal.

É resultante de uma incapacidade destes músculos em manter o conteúdo visceral da cavidade abdominal em seus locais usuais. A palavra hérnia vem do latim, e significa ruptura de uma porção de uma dada estrutura.

Quais são os tipos de hérnias?
A divisão é feita de acordo com a localização da hérnia no corpo humano. Podem ser hérnias: inguinais, femorais, umbilicais, e incisionais. As hérnias inguinais são as mais comuns, representando cerca de 75% de todas as hérnias.

As hérnias femorais são mais raras, e ocorrem mais comumente em mulheres. As hérnias incisionais ocorrem em cicatrizes já existentes no abdome, em função de outras cirurgias.

Como detectar uma hérnia inguinal?
As hérnias inguinais surgem como um "caroço"’ na região inguinal. Essa massa inguinal pode surgir aos esforços físicos, como pegar peso, ao caminhar, ou simplesmente ao tossir. Em alguns caso esta massa só retorna ao local quando é "colocada para dentro", não retornando espontaneamente.

A dor é pouco intensa ou ausente, sendo que a dor forte só aparece nas complicações: encarceramento ou comprometimento da irrigação sangüínea. Em alguns casos há dormência das pernas por compressão de nervos que passam neste local.

Quais as causas da hérnia?
Podem ser causadas por um defeito congênito (a grande maioria) ou serem adquiridas. Stress, esforço para urinar ou defecar, tosse, levantar objetos pesados, desnutrição, prática de esportes muito intensa tem sido considerado como os fatores causais, por provocarem enfraquecimento e traumatismo dos músculos do abdome. As hérnias ocorrem mais em fumantes, indicando o ato de fumar como um fator que predispõe seu aparecimento.
Saiba mais Clique Aqui.
Fonte: Portal São Francisco / www.hub.unb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário