Vista de Ipueira. Em destaque, a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. |
Ipueira é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Microrregião do Seridó Ocidental e Mesorregião Central Potiguar, localiza-se a sudoeste da capital do estado, distando desta 305 quilômetros. Ocupa uma área de 127,347 km², sendo que apenas 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e a população do município foi estimada no ano de 2011 em 2 090 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o segundo menos populoso do estado (superando após Viçosa).
Com uma temperatura média anual de 27,5°C, na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Quanto à frota de veículos, foram contabilizadas 312 unidades em 2010. Com uma taxa de urbanização de 90,95% (2010), o município contava, em 2009, com três estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,691 (2000), considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o vigésimo maior do Rio Grande do Norte.
Situado em um ponto médio entre duas cidades-polo (Caicó, no Rio Grande do Norte, e Patos, na Paraíba), Ipueira foi emancipada de São João do Sabugi na década de 1960. O nome é formado através da junção do radical iapo (que significa igapó) mais o sufixo eira.
Saiba mais Clique Aqui.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário