Novo tipo de polímero utilizado nas placas permite que os componentes sejam retirados com muito mais facilidade
Você sabia que de todos os materiais utilizados na fabricação de placas e circuitos eletrônicos, apenas 2% podem ser reaproveitados? Isso significa que os outros 98% estão sendo acumulados em todo o mundo — o grande motivo é a dificuldade em reaproveitar os materiais. Mas o Laboratório Nacional de Física do Reino Unido desenvolveu um novo conjunto de polímeros que pode resolver boa parte desse problema.
Em conjunto com as empresas In2Tec e Gwent Electronic Materials, o laboratório britânico conseguiu criar uma placa de circuito com os polímeros, criando um sistema que consegue liberar os componentes eletrônicos assim que é imersa em água quente. Com isso, os componentes pode ser derretidos e remontados para que sejam reutilizados.
Os responsáveis pelo projeto estimam que, caso consigam levar o novo sistema para uma escala comercial, é possível que a parcela de materiais eletrônicos reciclados chegue aos 90%, o que pode garantir uma redução muito importante na quantidade de lixo eletrônico existente em todo o planeta.
Fonte: National Phisical Laboratory, GizMag
Tecmundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário