Linha Defensiva analisou software que é instalado silenciosamente com outros programas.
![]() |
Babylon Toolbar. |
A Babylon Toolbar é o tipo de software que muita gente tem no PC mas não sabe de onde veio. Essa toolbar é instalada durante a instalação de programas parceiros da Babylon Search, que normalmente avisam sobre as modificações que serão feitas nos navegadores, mas colocam esse aviso em letras pequenas, com o texto quase apagado, e sem explicar claramente que um software adicional será instalado, modificando a página inicial, a página da “nova aba” e o motor de busca dos navegadores para a Babylon Search.
Isso porque o Babylon é incluído na ”Instalação Padrão”, que já vem marcada por padrão. Os usuários têm a opção de recusar a instalação da toolbar e da Babylon Search, mas para isso é necessário usar a “Instalação Personalizada” e desmarcar todos os itens desejados.
Desinstalador ineficaz
A Babylon oferece três desinstaladores, tanto para a barra de ferramentas quanto para a Babylon Search, que podem ser acessados através do Painel de Controle.
Esses desinstaladores são totalmente ineficazes e disfuncionais. Nos testes da Linha Defensiva, eles não restauraram a página inicial do navegador para o padrão e também não restauram o motor de busca.
A página inicial pode ser reconfigurada manualmente, mas não o motor de busca e nem a página que será exibida ao abrir uma nova aba (que vai continuar exibindo a Babylon Search). Qualquer modificação manual feita no motor de busca só é válida para a sessão.
Ao reiniciar qualquer navegador1, o motor de busca voltará configurado para a Babylon Search novamente. Desta forma, a Babylon Search patrocina os seus sites parceiros, ao colocá-los em destaque e nas primeiras posições nos resultados de pesquisa.
Numa tentativa de dificultar um processo já disfuncional, um dos desinstaladores, chamado Browser Manager, apresenta um Captcha (imagem com código) antes de iniciar o processo de desinstalação.
No navegador
A Babylon Toolbar pode passar despercebida, pois ela não contém nenhum ícone, nenhum texto, nenhum atalho. No Internet Explorer, aparece apenas como um vão em branco entre as barras de ferramentas.
![]() |
Detalhe da Babylon Toolbar no Internet Explorer: barra de ferramentas aparenta não mudar nada no navegador. (Foto: Reprodução) |
Essa toolbar não executa nenhuma função, não realiza nenhuma modificação no sistema ou nos navegadores, a não ser visualmente, e pode ser facilmente removida. Porém, a sua remoção não restaura as modificações realizadas pela Babylon Search.
Devido a esse comportamento agressivo e intrusivo de instalação e marketing, em 2010 a Microsoft classificou o software da Babylon como malware. Como a Babylon modificou o software, duas semanas depois a Microsoft anunciou que não a considerava mais como malware.
Apesar da Babylon ter voltado a usar o mesmo comportamento que antes a fez cair na classificação de software malicioso, poucos antivírus a consideram assim.
Saiba mais Clique Aqui.
Fonte: Linha Defensiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário