O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para o problema. A data cria oportunidade para disseminar informação e estimular o debate através dos meios de comunicação de todo o mundo.
A campanha de 2015 prova que soluções existem e que estão ao nosso alcance. Seus objetivos são:
- Mostrar que, por meio de escolhas saudáveis, é possível ter qualidade de vida antes, durante e depois do câncer.
- Oferecer informações de utilidade pública para facilitar o acesso à prevenção, às ações de detecção precoce e ao tratamento do câncer.
- Estimular o debate sobre as estratégias de saúde pública para o controle da doença.
- Divulgar a prevenção e a detecção precoce como formas de reduzir a mortalidade por câncer e outras doenças não transmissíveis.
- Informar a população sobre ações de controle, pesquisa, ensino, prevenção e acesso ao tratamento previstas na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS).
- Informar à população que qualquer pessoa pode buscar tratamento gratuito e integral do câncer no SUS
***************************************
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).
Saiba mais Clique Aqui.
Fontes: Inca - Visite o Site
Nenhum comentário:
Postar um comentário