sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Varejistas continuam a "maquiar" preços na Black Friday

CEO do site Busca Descontos diz que é impossível praticar grandes descontos em alguns produtos eletrônicos
Black Friday
O CEO do Busca Descontos, site agregador de ofertas que está participando daBlack Friday, falou em entrevista à Época Negóciosque os varejistas participantes da megaliquidação voltaram a praticar a chamada "maquiagem de preços". 

Em 2011, segundo ano do evento de ofertas no país,algumas lojas inflaram previamente os preços de seus produtos para que, no dia da promoção, os descontos parecessem maiores. A tática, que ainda está em ação, é usada para que a porcentagem de desconto anunciada pelos varejistas pareça maior do que ela realmente é, fazendo com que o consumidor fique mais inclinado a efetuar a compra.

Segundo o executivo, é impossível praticar grandes descontos em alguns produtos como eletrônicos. "Não existem descontos absurdos em preços, principalmente em eletrônicos, até porque não existe essa margem. Hoje, o ganho que o e-commerce tem em um notebook é de pouco mais de 1%, por exemplo", explica.

Apesar de os participantes alardearem descontos de até 90%, de acordo com o Busca Descontos, a maioria das promoções oferecem preços de 15% a 30% menores, em média. As ofertas mais vantajosas, com desconto realmente maiores (cerca de 75%) são possíveis em itens de vestuário e calçados. Nesses casos, os lojistas têm uma margem maior no produto e condições diferentes de negociação.

A dica, portanto, é avaliar as ofertas. Alguns sites foram criados para monitorar a variação dos preços nos últimos dias. O próprio Busca Descontos criou algumas ferramentas para evitar a "maquiagem de preços" e até um botão de denúncia, por meio do qual o consumidor pode denunciar descontos irreais. O selo “Oferta Black Friday” também garante a segurança do consumidor e funciona como indicação dos melhores anúncios, segundo o CEO.

O site Baixou também possui uma ferramenta de monitoramento de preços por email e SMS, clique aqui para se cadastrar. Aproveite e leia aqui uma matéria do Olhar Digital sobre as ofertas da Black Friday.
Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário